HISTÓRICO

O Departamento e Engenharia Mecânica – ENM – é um dos cinco departamentos que compõem a Faculdade de Tecnologia de UnB. As atividades de ensino de graduação em engenharia Mecânica foram iniciadas no segundo semestre de 1964. Em 1987 foi criado o Programa de Pós-Graduação em Sistemas Mecânicos, e em 1987 o curso de graduação em engenharia Mecatrônica. No início dos anos 2000, o então Programa de Pós-Graduação em Sistemas Mecânicos foi desmembrado nos dois atuais Programas de Pós Graduação do ENM, o PPG em Ciências Mecânicas (PCMEC) e o PPG em Sistemas Mecatrônicos (PPMEC).

Atualmente, o tamanho do corpo docente do ENM é de 47 professores distribuídos em seis áreas de atuação: Controle & Automação; Dinâmica & Vibrações; Materiais & Processos de Fabricação; Mecânica dos Fluidos; Mecânica dos Sólidos & Projeto Mecânico, Termociências, e que atendem, essencialmente, no ensino de graduação, os cursos de graduação em Engenharia Mecânica e Engenharia Mecatrônica. No ensino de pós-graduação stricto sensu, o corpo docente do ENM atua nos PPG´s em Ciências Mecânicas e em Sistemas Mecatrônicos. O corpo discente é composto de aproximadamente 860 estudantes de graduação e 200 de pós-graduação. O ENM conta ainda com 19 servidores técnico administrativos.

MISSÃO

Proporcionar formação acadêmica em níveis de graduação e pós-graduação e desenvolver pesquisa e extensão de excelência e inovadora em níveis nacional e internacional.

VISÃO

Ser referência nacional e internacional de excelência e inovação em ensino de engenharia, pesquisa e extensão.

Excelência acadêmica; Rigor científico; Inovação; Sustentabilidade.

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

Para o período de 2021 a 2030, o ENM tem três objetivos estratégicos:

• Excelência Acadêmica: atingir e manter o melhor desempenho possível dos cursos de graduação e de pós-graduação do ENM nas avaliações oficiais do Ministério da Educação;

• Produtividade Acadêmica:  diversificar e ampliar a atuação do ENM em ensino, pesquisa e extensão com foco na prestação de serviços técnicos especializados, cursos de curta duração e cursos de pós-graduação lato sensu;

• Sustentabilidade Financeira: captar de recursos próprios suficientes para financiar custeio e investimento do ENM.

Acesse aqui a íntegra do Planejamento Estratégico do ENM para o período de 2021 a 2030.