Planejamento Estratégico do ENM 2021-2030

Apresentação

O Departamento de Engenharia Mecânica – ENM – vive um momento histórico de congruência conjuntural entre quatro fatores: i) o desejo de alcançar a excelência acadêmica nas atividades fins de ensinos de graduação e pós-graduação no contexto das avaliações oficiais; ii) o desejo e a necessidade de ampliar e diversificar a sua atuação em ensino, pesquisa e extensão; iii) a necessidade de expandir a captação de recursos próprios visando sua sustentabilidade financeira em termos de custeio e investimento; iv) movimento histórico em nível mundial, ao qual o ENM precisa se adaptar, que é a quarta revolução industrial (Indústria 4.0). Esses fatores demandam reflexões e ações concretas do ENM para o enfrentamento dos enormes desafios que eles representam ao desenvolvimento das atividades finalísticas de ensino, pesquisa e extensão do ENM.

Por outro lado, o ENM dispõe hoje de um quadro docente altamente qualificado para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I), prestação de serviços técnicos especializados (PSTE), oferta de cursos de curta duração e pós-graduação lato sensu. Esses recursos humanos do ENM são fortemente caracterizados por altíssima qualificação e ampla diversidade de competências e habilidades em engenharia mecânica, engenharia mecatrônica, áreas correlatas e temáticas transversais.

Diante desta conjuntura, discussões internas ao ENM resultaram no presente Planejamento Estratégico que traz missão, visão e valores do ENM, objetivos estratégicos, indicadores, metas e ações estratégicas visando a sua modernização. O Planejamento Estratégico tem uma perspectiva temporal de dez anos, com Planejamentos Táticos Anuais e ciclos de acompanhamento de indicadores e ações também anuais. Após a aprovação pelo Colegiado do Departamento de Engenharia Mecânica, o Planejamento Estratégico foi apresentado no presente relatório, de forma que as ações da Chefia de Departamento e das Coordenações de Graduação e de Pós-Graduação sejam de conhecimento de toda a comunidade do ENM e possam por ela ser acompanhadas.

Prof. Edson Paulo da Silva.

Chefe do ENM.

Link:  Planejamento Estratégico do Departamento de Engenharia Mecânica 2021-2030.